1--paradoxo emprega ideias contrarias.por exemplo:-eles são ricos pobres. Tanto ''rico'' quanto ''pobre'' são adjetivos que se referem ao sujeito (eles).os dois adjetivos pertencem a uma mesma unidade da frase ,ambos qualificam um mesmo, ser já a: antítese emprega palavras contrarias.por exemplo:nesta cidade habitam o ''amor''e o ''ódio''.a antítese em outras palavras harmonizam dois conceitos contraditórias numa só expressão formando assim o terceiro 2--hipérbole expressa ideia de exagero com finalidade expressiva.por exemplo: Estou morrendo de sede (com muita sede) já o hipérbato expressa a inversão sintática ou seja a inversão da ordem direta dos termos na oração.por exemplo: Morreu o presidente, por: O presidente morreu.
1 - O paradoxo emprega ideias contrárias numa oração ,gerando uma impressão de contradição,mentira,ex:"Estou cego e vejo","Eles são ricos pobres".Já a antítese é o jogo de ideias contrárias pelo uso de palavras como exemplo:"Depois da luz se segue à noite escura"(luz e noite escura),"Viverei para sempre ou morrerei tentando"(viverei e morrerei).
2 - Hipérbole expressa a ideia de exagero,ex:"Chorar um rio de lágrimas" ,"É a pessoa mais inteligente do mundo" e hipérbato é a inversão dos termos na oração , ex :"Tocava banda uma musica horrorosa","Andava ele pela estrada".
Nossa, que explicação magnífica aprendi bastante, vai me ajudar muito nas avaliações, excelente vídeo, tem uma boa dinâmica e é bem didática. Parabéns.
1= A diferença entre antítese e paradoxo, é que antítese toma nota de comparação por contraste ou justaposição de contrários, já o paradoxo reconhece-se como relação interna de contrários.
2=Hiperbole ,é uma figura de linguagem que veicula uma ideia de maneira aumentada, numa proporçao muito maior do que a coisa realmente é. EX:"Você me faz morrer de rir." Hiperbato , acontece a inversao na ordem dos termos de uma oraçao Ex:"Ouviram do Ipiranga ás margens placidas"
1 - Antítese é uma das mais conhecidas e usadas figuras de linguagem da língua portuguesa. Ela consiste na aproximação de palavras que expressam idéias contrárias. Já o paradoxo é usado mais frequentemente para referir uma afirmação que parece ser contraditória, incrível ou absurda. Uma afirmação paradoxal contém duas ideias (ainda que uma possa não ser referida, mas fazendo parte do senso comum) que se colocam em oposição uma à outra.
2 - Hipérbole é a figura de linguagem que consiste em expressar uma ideia com exagero. Ex: “Já falei mil vezes com esse menino e ele não me obedece”.
Hipérbato, também conhecido como inversão, é uma figura de linguagem que consiste na troca da ordem direta dos termos da oração(sujeito, verbo, complementos, adjuntos) ou de nomes e seus determinantes. Ex: "Do que a terra mais garrida / Teus risonhos, lindos campos têm mais flores" (Osório Duque Estrada, em Hino Nacional Brasileiro).
1- A antítese consiste na exposição no texto ou frases de ideias contrarias. EX. Ele não odeia, ama; não chora, ri. E paradoxo é figura em que há contradições e ideias. Com outras palavras apresenta opiniões contrarias ao senso comum que pode ter verdade. "Dor tu és um prazer" (Castro Alves) 2-Hiperbole E uma figura de linguagem que consiste em exagero ou também é um caso especial de uma metáfora. EX Demorou um século
1- Antítese, e consiste na aproximação de palavras que expressam idéias contrárias ou opostas,já o paradoxo é uma afirmação que aparenta ser contraditória ou oposta ao senso comum.
2-Hipérbole é expressar uma idéia de forma exagerada ,já o hipérbato é a inversão direta dos termos de uma oração.
1 -Antítese , expressa as idéias opostas e contrárias . 2-Hipérbole ,forma exagerada de expressar uma ideia . 3-Inverte a ordem direita dos termos da oração .
1-A diferença entre antítese e paradoxo é q antítese expressa idéias contrarias e paradoxo apresenta uma afirmação que é contraditória ou oposta. 2-Hipérbole é uma figura de linguagem que veicula uma idéia de maneira aumentada. 3-Hipérbato é uma figura de linguagem que ocorre inversão nas orações e poem em ordem. Cristineide2ºD
Antítese é a figura de linguagem que consiste em construir um sentido através do confronto de idéias opostas e Paradoxo é uma afirmação que aparenta ser contraditória ou oposta ao senso comum. Hipérbole é a figura de linguagem que consiste em expressar uma idéia com exagero e Hipérbato têm por característica a inversão dos termos da oração ou dos períodos.
1-Antítese e Paradoxo fazem parte do cultismo que é o jogo de palavras, antítese são palavras contrárias e paradoxo são idéias contrárias.
2-Hirpérbole são detalhes exagerados.Exemplo:Maria está morta de cansada. Hirpébato é a inversão das palavras.Exemplo:"Da lua os claros raios rutilavam"
Antítese são palavras contrarias. Paradoxo são idéias contrarias. Hipérbole são´palavras que contém exagero. Hipébato é a inversão sintatica alterando a ordem da frase.
Com esse vídeo aprendi e relembrei assuntos da 8° serie, 1° e 2° ano como Antítese:que expressa as idéias opostas e contrárias, paradoxo: que é uma afirmação que aparenta ser contraditória ou oposta ao senso comum, Hipérbato: que é a inversão sintática alterando a ordem da frase, Hipérbole: que expressa a ideia de exagero e também o barroco: que foi uma fase em que o homem ficou em duvida em ser pecador, desfrutando dos prazeres carnais que era considerado pela igreja pecado, ou se seguia a orientação da igreja e não "aproveitar a vida"
1- Antítese, e consiste na aproximação de palavras que expressam idéias contrárias e opostas,já o paradoxo emprega ideias contrarias. 2-Hipérbole expressa ideia de exagero,já o hipérbato é uma figura de linguagem que consiste na troca da ordem direta dos termos da oração. Jacieli Lima 2ºD
Antítese:são palavras contrárias. Paradoxos:são ideias contrárias. Hipérbole:expressa a ideia de exagero. Hiperbato:è a inversão dos termos na oração. Èmille Vitoria 2°D Vespertino
Antítese: são quando há ideias opostas, como amor e ódio, dia e noite, Deus e o Diabo. Paradoxo : é uma declaração verdadeira que leva a uma lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Hipérbole : é uma figura de linguagem que tem uma ideia aumentada com uma proporção . Hipérbato: é uma figura de linguagem na qual há inversão.
Antítese são palavras que expressão idéias contrarias e paradoxo é uma afirmação que parece ser contraditória e a sua diferença na maneira como esses opostos se relacionam. Hipérbole é uma figura de linguagem que consiste no exagero e hipérbato consiste na troca da ordem dos termos.
• Antítese: Consiste na utilização de dois termos que contrastam entre si. Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos. O contraste que se estabelece serve, essencialmente, para dar uma ênfase aos conceitos envolvidos que não se conseguiria com a exposição isolada dos mesmos.
"O mito é o nada que é tudo."
• Paradoxo: Consiste numa proposição aparentemente absurda, resultante da união de ideias contraditórias.
“Na reunião, o funcionário afirmou que o operário quanto mais trabalha mais tem dificuldades econômicas.”
• Hipérbole: É a expressão intencionalmente exagerada com o intuito de realçar uma ideia. Exemplos:
Faria isso milhões de vezes se fosse preciso.
Hipérbato é o rompimento da ordem direta dos termos da oração (sujeito, verbo, complementos, adjuntos) ou de nomes e seus determinantes.
Exemplo: “Não a Ti, Cristo, odeio ou te não quero.” Alana Almeida 2°B
Um dos principais poetas simbolista brasileiros em minha opinião (que faltou ser comentado) é Cruz e Souza, principalmente as obras Missal e Broquéis. Ele foi um homem que projetou em suas obras a experiência de sua vida (angustiada e obscura). Na sua obra a exclusão do negro da trama social brasileira esta temperada pelo pessimismo, revolta pelo desprezo (que ele foi alvo) e fracasso diante da vida. REBECA MANAIA DE SANTANA - 3º B
paradoxo emprega ideias contrarias numa oracao ex:amor é fogo que arde sem se ver hiperbole,é uma figura de linquagem que veicula uma ideia aumentada ex: voce mim faz morrer de rir. 2anoB
Olá alunos do 2º ano do CEECR,
ResponderExcluirCom base no vídeo, estou aguardando as respostas aos desafios sobre figuras de linguagem.
1--paradoxo emprega ideias contrarias.por exemplo:-eles são ricos pobres. Tanto ''rico'' quanto ''pobre'' são adjetivos que se referem ao sujeito (eles).os dois adjetivos pertencem a uma mesma unidade da frase ,ambos qualificam um mesmo, ser já a:
Excluirantítese emprega palavras contrarias.por exemplo:nesta cidade habitam o ''amor''e o ''ódio''.a antítese em outras palavras harmonizam dois conceitos contraditórias numa só expressão formando assim o terceiro
2--hipérbole expressa ideia de exagero com finalidade expressiva.por exemplo: Estou morrendo de sede (com muita sede) já o
hipérbato expressa a inversão sintática ou seja a inversão da ordem direta dos termos na oração.por exemplo: Morreu o presidente, por: O presidente morreu.
2º Ano B(Vespertino)
1 - O paradoxo emprega ideias contrárias numa oração ,gerando uma impressão de contradição,mentira,ex:"Estou cego e vejo","Eles são ricos pobres".Já a antítese é o jogo de ideias contrárias pelo uso de palavras como exemplo:"Depois da luz se segue à noite escura"(luz e noite escura),"Viverei para sempre ou morrerei tentando"(viverei e morrerei).
ResponderExcluir2 - Hipérbole expressa a ideia de exagero,ex:"Chorar um rio de lágrimas" ,"É a pessoa mais inteligente do mundo" e hipérbato é a inversão dos termos na oração , ex :"Tocava banda uma musica horrorosa","Andava ele pela estrada".
2º Ano B(Vespertino)
Nossa, que explicação magnífica aprendi bastante, vai me ajudar muito nas avaliações, excelente vídeo, tem uma boa dinâmica e é bem didática. Parabéns.
ResponderExcluirJuliane Barbosa 2º Ano C(Vespertino)
1= A diferença entre antítese e paradoxo, é que antítese toma nota de comparação por contraste ou justaposição de contrários, já o paradoxo reconhece-se como relação interna de contrários.
ResponderExcluir2=Hiperbole ,é uma figura de linguagem que veicula uma ideia de maneira aumentada, numa proporçao muito maior do que a coisa realmente é. EX:"Você me faz morrer de rir."
Hiperbato , acontece a inversao na ordem dos termos de uma oraçao Ex:"Ouviram do Ipiranga ás margens placidas"
Daniel Santana 2°D (Vespertino)
1 - Antítese é uma das mais conhecidas e usadas figuras de linguagem da língua portuguesa. Ela consiste na aproximação de palavras que expressam idéias contrárias. Já o paradoxo é usado mais frequentemente para referir uma afirmação que parece ser contraditória, incrível ou absurda. Uma afirmação paradoxal contém duas ideias (ainda que uma possa não ser referida, mas fazendo parte do senso comum) que se colocam em oposição uma à outra.
ResponderExcluir2 - Hipérbole é a figura de linguagem que consiste em expressar uma ideia com exagero.
Ex: “Já falei mil vezes com esse menino e ele não me obedece”.
Hipérbato, também conhecido como inversão, é uma figura de linguagem que consiste na troca da ordem direta dos termos da oração(sujeito, verbo, complementos, adjuntos) ou de nomes e seus determinantes.
Ex: "Do que a terra mais garrida / Teus risonhos, lindos campos têm mais flores" (Osório Duque Estrada, em Hino Nacional Brasileiro).
Samile Souza 2° B ( Vespertino )
1- A antítese consiste na exposição no texto ou frases de ideias contrarias.
ResponderExcluirEX. Ele não odeia, ama; não chora, ri.
E paradoxo é figura em que há contradições e ideias. Com outras palavras apresenta opiniões contrarias ao senso comum que pode ter verdade. "Dor tu és um prazer"
(Castro Alves)
2-Hiperbole E uma figura de linguagem que consiste em exagero ou também é um caso especial de uma metáfora.
EX Demorou um século
Leison Silva 2B(vespertino)
A diferença entre antítese e paradoxo ,é que a antítese são palavras contrarias
ResponderExcluire o paradoxo são ideias contrarias
a expressão hipérbole significa exagero e hipérbato a inverção sintática alterando a ordem da frase
1- Antítese, e consiste na aproximação de palavras que expressam idéias contrárias ou opostas,já o paradoxo é uma afirmação que aparenta ser contraditória ou oposta ao senso comum.
ResponderExcluir2-Hipérbole é expressar uma idéia de forma exagerada ,já o hipérbato é a inversão direta dos termos de uma oração.
Deivid Eugênio 2ºD .vespertino
1 -Antítese , expressa as idéias opostas e contrárias .
ResponderExcluir2-Hipérbole ,forma exagerada de expressar uma ideia .
3-Inverte a ordem direita dos termos da oração .
Valéria Barreto 2ºD .vespertino
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir1-A diferença entre antítese e paradoxo é q antítese expressa idéias contrarias e paradoxo
ResponderExcluirapresenta uma afirmação que é contraditória ou oposta.
2-Hipérbole é uma figura de linguagem que veicula uma idéia de maneira aumentada.
3-Hipérbato é uma figura de linguagem que ocorre inversão nas orações e poem em ordem.
Cristineide2ºD
Antítese é a figura de linguagem que consiste em construir um sentido através do confronto de idéias opostas e Paradoxo é uma afirmação que aparenta ser contraditória ou oposta ao senso comum.
ResponderExcluirHipérbole é a figura de linguagem que consiste em expressar uma idéia com exagero e Hipérbato têm por característica a inversão dos termos da oração ou dos períodos.
Flávia Miranda 2°D Vespertino
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir1-Antítese e Paradoxo fazem parte do cultismo que é o jogo de palavras, antítese são palavras contrárias e paradoxo são idéias contrárias.
ResponderExcluir2-Hirpérbole são detalhes exagerados.Exemplo:Maria está morta de cansada.
Hirpébato é a inversão das palavras.Exemplo:"Da lua os claros raios rutilavam"
Elisiane Pizani 2°D Vespertino
Antítese são palavras contrarias.
ResponderExcluirParadoxo são idéias contrarias.
Hipérbole são´palavras que contém exagero.
Hipébato é a inversão sintatica alterando a ordem da frase.
Jamille Fernades 2ºD Vespertino
Com esse vídeo aprendi e relembrei assuntos da 8° serie, 1° e 2° ano como Antítese:que expressa as idéias opostas e contrárias, paradoxo: que é uma afirmação que aparenta ser contraditória ou oposta ao senso comum, Hipérbato: que é a inversão sintática alterando a ordem da frase, Hipérbole: que expressa a ideia de exagero e também o barroco: que foi uma fase em que o homem ficou em duvida em ser pecador, desfrutando dos prazeres carnais que era considerado pela igreja pecado, ou se seguia a orientação da igreja e não "aproveitar a vida"
ResponderExcluirMaria Mariana 2°c(vespertino)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir1- Antítese, e consiste na aproximação de palavras que expressam idéias contrárias e opostas,já o paradoxo emprega ideias contrarias.
ResponderExcluir2-Hipérbole expressa ideia de exagero,já o hipérbato é uma figura de linguagem que consiste na troca da ordem direta dos termos da oração.
Jacieli Lima 2ºD
Antítese e Paradoxo fazem parte do cultismo que é o jogo de palavras, antítese são palavras contrárias e paradoxo são idéias contrárias.
ResponderExcluirHirpérbole são detalhes exagerados.Exemplo: João quase morre ontem de tanto trabalhar !
Hirpébato é a inversão das palavras
Fellipy Martins 2ºD Vespertino
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAntítese:são palavras contrárias.
ResponderExcluirParadoxos:são ideias contrárias.
Hipérbole:expressa a ideia de exagero.
Hiperbato:è a inversão dos termos na oração.
Èmille Vitoria 2°D Vespertino
Antítese: são quando há ideias opostas, como amor e ódio, dia e noite, Deus e o Diabo.
ResponderExcluirParadoxo : é uma declaração verdadeira que leva a uma lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum.
Hipérbole : é uma figura de linguagem que tem uma ideia aumentada com uma proporção .
Hipérbato: é uma figura de linguagem na qual há inversão.
Thais Moura 2° C ( Vesp.)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAntítese são palavras que expressão idéias contrarias e paradoxo é uma afirmação que parece ser contraditória e a sua diferença na maneira como esses opostos se relacionam.
ResponderExcluirHipérbole é uma figura de linguagem que consiste no exagero e hipérbato consiste na troca da ordem dos termos.
Fernanda Azevedo(2°D)
• Antítese: Consiste na utilização de dois termos que contrastam entre si. Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos. O contraste que se estabelece serve, essencialmente, para dar uma ênfase aos conceitos envolvidos que não se conseguiria com a exposição isolada dos mesmos.
ResponderExcluir"O mito é o nada que é tudo."
• Paradoxo: Consiste numa proposição aparentemente absurda, resultante da união de ideias contraditórias.
“Na reunião, o funcionário afirmou que o operário quanto mais trabalha mais tem dificuldades econômicas.”
• Hipérbole: É a expressão intencionalmente exagerada com o intuito de realçar uma ideia. Exemplos:
Faria isso milhões de vezes se fosse preciso.
Hipérbato é o rompimento da ordem direta dos termos da oração (sujeito, verbo, complementos, adjuntos) ou de nomes e seus determinantes.
Exemplo: “Não a Ti, Cristo, odeio ou te não quero.”
Alana Almeida 2°B
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirUm dos principais poetas simbolista brasileiros em minha opinião (que faltou ser comentado) é Cruz e Souza, principalmente as obras Missal e Broquéis. Ele foi um homem que projetou em suas obras a experiência de sua vida (angustiada e obscura).
ResponderExcluirNa sua obra a exclusão do negro da trama social brasileira esta temperada pelo pessimismo, revolta pelo desprezo (que ele foi alvo) e fracasso diante da vida.
REBECA MANAIA DE SANTANA - 3º B
paradoxo emprega ideias contrarias numa oracao ex:amor é fogo que arde sem se ver hiperbole,é uma figura de linquagem que veicula uma ideia aumentada ex: voce mim faz morrer de rir. 2anoB
ResponderExcluirhipérbole, figura de linguagem que consiste em exagerar uma expressão afim de impressionar o interlocutor.
ResponderExcluir