Colégio
Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro
Jornada
Literária 2013
Tema:
Arte e Realidade
Objetivos gerais:
·
Compreender as manifestações artísticas como
veículo de reflexão e denúncia dos problemas que
afetam uma sociedade de uma determinada época.
·
Perceber as várias visões do Brasil
apresentadas nos versos de Gonçalves Dias.
Público alvo:
alunos do Ensino Médio (2º Ano)
Datas possíveis: 14,
15 e 16/10
Horário possível das
apresentações: 14:00 às 17:00
Professores-orientadores:
Elza Sueli, Karine, Honyara, Adailza
Disciplinas envolvidas:
Língua Portuguesa, L. Inglesa, Matemática, Biologia e outras a definir
Conteúdo programático:
Romantismo – a poesia da 1ª e 3ª gerações, gênero textual: paródia, elementos
da narrativa, intertextualidade.
Critérios gerais de
avaliação do desempenho na Jornada Literária: participação
individual, articulação do grupo, criatividade, desempenho, fidelidade
ao tema proposto, contextualização, organização e pontualidade,
responsabilidade.
Processo avaliativo: os
alunos serão avaliados durante todo o processo de ensino-aprendizagem da III
unidade grupal e individualmente, considerando a participação nas atividades
propostas em sala de aula, como também, as apresentações realizadas durante o
período da jornada literária. Para isso, será utilizado um mapa de
acompanhamento e desempenho nas atividades, além da avaliação global que
constará de todos os assuntos relacionados à jornada.
Atividades:
- Exposição de mural para divulgação de produções em prosa e poesia do Romantismo.Cada grupo deverá escolher um integrante para permanecer no loca da exposição com a finalidade de informar ao público dados relevantes sobre a obra e o autor divulgados.
Critérios
de avaliação
|
|
Pontualidade
|
0,2
|
Domínio de conteúdo
|
0,3
|
Total
|
0,5
|
- Produção e apresentação de paródias que estabeleçam um diálogo entre as poesias nativistas ou indianistas de Gonçalves Dias e as músicas de Dominguinhos, haja vista a escola não poder deixar de homenagear esta tão ilustre figura artística que representou o Nordeste em suas produções
Critérios
de avaliação
|
|
Pontualidade
|
0,2
|
Produção do texto
|
0,5
|
Figurino
|
0,3
|
Performance
|
0,5
|
Total
|
1.5
|
- Apresentação de uma performance que represente a vertente social da poesia romântica cuja bandeira foi a libertação dos escravos. Para isso, foi escolhido o poema “O Navio Negreiro” produzido pelo poeta condoreiro Castro Alves.
Critérios
de avaliação
|
|
Pontualidade
|
0,2
|
Figurino
|
0,3
|
Performance
|
0,5
|
Total
|
1.0
|
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário