domingo, 8 de setembro de 2013

Participação do 2º Ano na Jornada Literária 2013


Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro

Jornada Literária 2013

Tema: Arte e Realidade

Objetivos gerais:

·         Compreender as manifestações artísticas como veículo de reflexão e denúncia dos problemas que afetam uma sociedade de uma determinada época.
·         Perceber as várias visões do Brasil apresentadas nos versos de Gonçalves Dias.

Público alvo: alunos do Ensino Médio (2º Ano)

Datas possíveis: 14, 15 e 16/10

Horário possível das apresentações: 14:00 às 17:00

Professores-orientadores: Elza Sueli, Karine, Honyara, Adailza

Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, L. Inglesa, Matemática, Biologia e outras a definir

Conteúdo programático: Romantismo – a poesia da 1ª e 3ª gerações, gênero textual: paródia, elementos da narrativa, intertextualidade.

Critérios gerais de avaliação do desempenho na Jornada Literária: participação individual, articulação do grupo, criatividade, desempenho, fidelidade ao tema proposto, contextualização, organização e pontualidade, responsabilidade.

Processo avaliativo: os alunos serão avaliados durante todo o processo de ensino-aprendizagem da III unidade grupal e individualmente, considerando a participação nas atividades propostas em sala de aula, como também, as apresentações realizadas durante o período da jornada literária. Para isso, será utilizado um mapa de acompanhamento e desempenho nas atividades, além da avaliação global que constará de todos os assuntos relacionados à jornada.


Atividades:

  • Exposição de mural para divulgação de produções em prosa e poesia do Romantismo.Cada grupo deverá escolher um integrante para permanecer no loca da exposição com a finalidade de informar ao público dados relevantes sobre a obra e o autor divulgados.
 
 
Critérios de avaliação
Pontualidade
0,2
Domínio de conteúdo
0,3
Total
0,5

 
 
  • Produção e apresentação de paródias que estabeleçam um diálogo entre as poesias nativistas ou indianistas de Gonçalves Dias e as músicas de Dominguinhos, haja vista a escola não poder deixar de homenagear esta tão ilustre figura artística que representou o Nordeste em suas produções
 
Critérios de avaliação
Pontualidade
0,2
Produção do texto
0,5
Figurino
0,3
Performance
0,5
Total
1.5
 
 
 
 
 
 
 
  • Apresentação de uma performance que represente a vertente social da poesia romântica cuja bandeira foi a libertação dos escravos. Para isso, foi escolhido o poema  “O Navio Negreiro”  produzido pelo poeta condoreiro Castro Alves.

Critérios de avaliação
Pontualidade
0,2
Figurino
0,3
Performance
0,5
Total
1.0
.
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário