domingo, 8 de setembro de 2013

Participação do 3º Ano na Jornada Literária 2013


Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro

Jornada Literária 2013

Tema: Arte e Realidade

Objetivos gerais:

·         Compreender as manifestações artísticas como veículo de reflexão e denúncia dos problemas que afetam uma sociedade de uma determinada época.

·         Reconhecer o retrato dos retirantes nordestinos e desumanização provocada pelo meio na obra Vidas Secas de Graciliano Ramos.

Público alvo: alunos do Ensino Médio (3º Ano)

Datas possíveis: 14, 15 e 16/10

Horário possível das apresentações: 14:00 às 17:00

Professores-orientadores: Elza Sueli, Tahise. José Ailton, Mª José

Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, História, Física, Química

Conteúdo programático: Modernismo – a geração de 30, gêneros textuais – paródia e texto teatral, elementos da narrativa, intertextualidade.

Critérios gerais de avaliação do desempenho na Jornada Literária: participação individual, articulação do grupo, criatividade, desempenho, fidelidade ao tema proposto, contextualização, organização, pontualidade, responsabilidade.

Processo avaliativo: os alunos serão avaliados durante todo o processo de ensino-aprendizagem da III unidade grupal e individualmente, considerando a participação nas atividades propostas em sala de aula, como também, as apresentações realizadas durante o período da jornada literária. Para isso, será utilizado um mapa de acompanhamento e desempenho nas atividades, além da avaliação global que constará de todos os assuntos relacionados à jornada.

Quadro geral de avaliação da III Unidade
Atividades
Pontos
1. Participação nos ciclos de leitura e elaboração de mural
2,0
2. Desempenho do grupo na Jornada Literária
4,5
3. Desempenho individual na Jornada Literária
0,5
3. Avaliação global escrita
3,0
Total
10,0


Atividades:
 
  • Exposição de mural para divulgação de produções em prosa do Modernismo: cada grupo deverá escolher um integrante para permanecer no local da exposição com a finalidade de informar ao público dados relevantes sobre o escritor e a obra divulgados.

Critérios de avaliação
Pontualidade
0,2
Domínio de conteúdo
0,3
Total
0,5

·




·       Apresentação de performance para homenagear um dos escritores do  movimento literário modernista (Geração de 1930): Graciliano Ramos (ciclo da seca); José Lins do Rego (ciclo do açúcar); Jorge Amado (ciclo do cacau); Raquel de Queiroz (a mulher nordestina).

Critérios de avaliação
Pontualidade
0,1
Desempenho
0,2
Figurino
0,2
Total
0.5

 



  • Produção e apresentação de paródias que abordem os seguintes conteúdos: Língua Portuguesa (Pronomes Relativos), Física (Eletricidade), Química (Tabela Periódica), História (1ª Guerra Mundial).

Critérios de avaliação
Pontualidade
0,2
Produção do texto
0,3
Conteúdo
0,6
Desempenho
0,4
Total
1.5

 

·   

 

 
  • Produção e apresentação de peça teatral baseada em contos e histórias contadas por Graciliano Ramos

Critérios de avaliação
Pontualidade
0,2
Produção do texto
0,3
Figurino
0,3
Cenário móvel
0,2
Desempenho
0,5
Total
1.5

·        

 

 


  • Apresentação de coreografia com uma trilha sonora que aborde aspectos sociais, políticos, econômicos e/ou culturais do sertão nordestino, a exemplo de cantores e compositores da MPB, como: Dominguinhos, Luís Gonzaga, Zé Ramalho, Nando Cordel, Raul Seixas, Beto Pitombo, Geraldo Azevedo, Xangai, Elomar Figueira Melo.

Critérios de avaliação
Pontualidade
0,1
Desempenho
0,2
Figurino
0,2
Total
0,5

·        

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário